A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realiza várias ações do Setembro Amarelo nas unidades que compõem a rede de saúde de São Lourenço do Sul. A programação que segue até o dia 28 deste mês começou na terça-feira (03), como forma de prevenir e conscientizar sobre o suicídio.

Na UBS Barrinha o grupo de hiperdia foi abordado pela enfermeira Ariane Saalfeld que falou sobre o tema “Viver é sempre a melhor opção”. O Caps Nossa Casa coloriu a unidade juntamente com usuários em alusão a campanha. Ainda na terça-feira, a secretária de Saúde Jaqueline Bergmann e coordenador de Saúde Mental Flávio Resmini participaram do programa São Lourenço em Pauta, da Prefeitura, na Rádio Litoral Sul. Falaram sobre os mitos e verdades referente ao suicídio e a importância de ficar atento aos sinais de tristeza que as pessoas manifestam. Foi também uma manhã muito produtiva no grupo de hipertensão 1 da UBS Lomba, com diálogo sobre o tema. A assistente social Vitória trabalhou com o grupo as técnicas de respiração para ansiedade e qualidade do sono.

Já na manhã desta quarta-feira (04), foi realizada uma abordagem na sala de espera da UBS Central sobre o Setembro Amarelo, com o tema “Viver é sempre a melhor opção”. O trabalho foi conduzido pelas enfermeiras Mara Dulce Mendes Soares e Ângela Russo e a nutricionista Andréa Citrini.

Programação

– Dia 05 – Capacitação para a Rede de Atenção a Saúde e Rede Intersetorial “Notificação de Violências em Vigilância em Saúde” – Palestrante Dóris Schuch da Área técnica da 3ª Coordenadoria de Saúde.

– Dia 09 – Dia “D” Mobilização junto a Comunidade, com atividades culturais e panfletagem com usuários e trabalhadores da Saúde Mental. Em frente ao Banrisul das 9h às 11h e das 14h às 16h.

– Dia 10 – Capacitação para as equipes: CAPS, Hospital, SAMU, ACS’s, UBS e Residências “Manejo da Crise em saúde mental”, com Enfermeiro do Hospital de Clínicas Alan Jorge.

– Dia 25 – Confraternização entre os usuários e equipes da Rede de Atenção Psicossocial, com almoço e atividades culturais diversas.

– Dia 27 – Reunião do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Estado.

– Dia 28 – Pedalada em alusão ao Setembro Amarelo.

DECOM