Na manhã de hoje (13) conversamos no Programa com o Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAMA), Paulo Rodolpho Guimarães Gil. Na oportunidade, o secretário que assumiu em 2 de dezembro de 2019 – o terceiro da pasta no Governo Rudinei Härter – abordou protocolos aprovados e analisados no período. Respondeu questionamentos apurados pelo Ministério Público, tais como os banheiros containers instalados na praia, na qual afirmou que a situação está resolvida e, que a Prefeitura, inclusive, contratou uma empresa de Porto Alegre para levar os dejetos daqui, ou seja, não mais são descartados nos Bairros Camponesa e Kraft.

Quanto as obras paradas do Centro de Convenções, Arena da Barrinha (Praça do “Jacaré) e quadra poliesportiva da Lomba, disse que já há uma reunião agendada com o engenheiro e uma superintendente da Caixa Econômica Federal para providenciar o processo, porém, que a administração municipal encontra-se em dificuldades por São Lourenço do Sul estar no Cadin*: “Como as gestões anteriores deixaram esse município em ‘frangalhos’ economicamente, quase nenhuma empresa quer vir aqui participar de licitação”, proferiu o secretário.

Sobre a liberação da Cascalheira, Guimarães Gil mostrou o Registro de Extração e Licença de Operação, documentos de outubro de 2019. Com isso, a municipalidade enfim, está munida de cascalho para trabalhar: “O Rudinei trabalha sem nenhum recurso. Ele faz milagres aqui. A população não sabe o que esse homem enfrenta. As três últimas gestões quebraram o município”.

ESCUTE A ENTREVISTA:

Entrevista com o Sec. do SEPLAMA, Paulo Rodolpho Guimarães Gil

por São Lourenço Repórter | 13/02/2020

*Cadin é o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (o “Serasa” das Prefeituras).