Em entrevista ao Programa na manhã desta quinta-feira (12), a Secretária de Saúde Jaqueline Bergmann, orientou a população diante do clima de pânico que se instaura devido o coronavírus. Após encontro na data anterior com a Secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, fora explicado o Plano de Contingência sobre o enfrentamento ao novo coronavírus, em Seminário de Regulação, realizado no Auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre e, Jaqueline foi enfática: “Nós estamos preparados para enfrentar o coronavírus”.

Na oportunidade, ela informou que o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) já está realizando todos os exames para detecção do novo coronavírus em menos de 48h. A orientação é procurar as Unidades Básicas de Saúde de São Lourenço do Sul se há suspeita, se está passível de sintomas, como tosse, febre, … (sintomas gripais) se teve contato com pessoas que vieram do exterior, haja vista que até agora o vírus é importado.

Na entrevista, lembramos do primeiro caso diagnosticado no estado, em Campo Bom e, que não está mais com a doença. Ele seguiu os procedimentos do Plano de Contingência, os quais são repassados em todas UBSs do município.

Contudo, a fim de evitar o contágio, a Secretária da Saúde disse que é hora de “largar” hábitos culturais, como o compartilhamento do chimarrão, talheres e toalhas de rosto, por exemplo. Além de reforçar simples hábitos de higiene, como lavar as mãos e utilização do álcool gel.

Hoje às 15h, Bergmann se reunirá com as administrações da Santa Casa de Misericórdia e Centro de Saúde São João da Reserva para detalhar o Plano de Contingência.   

Telefones úteis disponibilizados para informações quanto ao coranavírus: 150, 156 e 136.

ESCUTE A ENTREVISTA:​

Entrevista com a Secretária de Saúde Jaqueline Bergmann

por São Lourenço Repórter | 12/03/2020