Em entrevista ao São Lourenço Repórter nesta sexta-feira (20), a Secretária de Saúde Jaqueline Bergmann confirmou que a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2020 inicia na próxima segunda-feira (23). A imunização, que costuma ser feita em abril, foi antecipada por conta da pandemia do coronavírus. Outra medida adotada no município, é que os pontos de vacinação serão nas escolas da rede municipal e, não nas UBSs, pois o espaço físico dos educandários é maior, a fim de evitar a proximidade das pessoas (OS LOCAIS SERÃO DIVULGADOS POSTERIORMENTE).

A campanha segue até o dia 22 de maio, com o dia D de mobilização nacional marcado para 9 de maio. O objetivo da antecipação da campanha é evitar o aumento de doenças respiratórias e a sobrecarga do sistema de saúde.

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será em três fases, com grupos prioritários distintos. O primeiro grupo a receber vacina são os idosos, a partir de 60 anos e os profissionais da área da saúde.

A segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.

A meta de cobertura vacinal é de 90% de cada grupo prioritário.

ESCUTE A ENTREVISTA:

Entrevista com a Secretária de Saúde Jaqueline Bergmann

por São Lourenço Repórter | 20/03/2020