Foto: arquivo.

Em entrevista ao São Lourenço Repórter nesta terça-feira (24), o prefeito Rudinei Härter (PDT) confirmou o encaminhamento de mais quatro ventiladores de ar médico, conhecidos como respiradores, sendo que a Santa Casa de Misericórdia já conta com um equipamento. A tecnologia é fundamental para ajudar as pessoas a respirar quando o sistema respiratório apresentar dificuldades de funcionar plenamente, como acontece com as pessoas que contraem a Covid-19 e apresentam quadros clínicos graves. O que esses aparelhos fazem é levar o ar por um tubo na traquéia dos pacientes para os pulmões. Sem esse procedimento, os pacientes podem morrer.

Com a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, Härter conta que a demanda por respiradores, disparou, mas que o município terá cinco leitos para atender pacientes graves acometidos com a doença. Até agora o município não possui nenhum caso confirmado do novo coranavírus, porém, soma 5 casos suspeitos.

Cabe o registro que de cada 10 municípios, apenas 6 tem pelo menos um respirador – São Lourenço do Sul terá CINCO.

Dentre os demais assuntos, o prefeito abordou os Decretos que visam enfrentar a emergência de saúde pública, mas que a comunidade a cada dia mais, vem atendendo as orientações. Bem como abordou a articulação da Administração na doação de água de um açude para evitar racionamento. Por fim, relatou que as vacinas contra o vírus influenza retornam nas UBSs e em escolas já mencionadas, na quinta-feira (26).

ESCUTE A ENTREVISTA:​

Entrevista com o prefeito Rudinei Härter (PDT)

por São Lourenço Repórter | 24/03/2020