A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) tem sequência nesta quinta-feira (26), como confirmou a Secretária de Saúde Jaqueline Bergmann a nossa reportagem. Chegaram mais 3.000 doses de vacina em São Lourenço do Sul: 600 para os profissionais de saúde e 2.400 para atender aos idosos (com atendimento a domicílio aos acamados).  

Na última segunda-feira (23) foram aplicadas 2.200 vacinas em menos de 2h, tamanha a procura. No município, escolas e Unidades Básicas de Saúde com estruturas externas ampliadas receberão as pessoas para vacinação com medidas preventivas ao coronavírus. Para atender somente aos idosos faltam 5.300 doses da vacina, faltando ainda imunizar os profissionais da área da saúde.

Em quatro comunidades a vacinação será em áreas próximas às Unidades de saúde e as demais Unidades que tem estruturas mais amplas vacinação em suas próprias dependências, evitando aglomerações. Haverá também equipes volantes que vacinarão em algumas comunidades da zona rural em datas pré-estabelecidas.

Os pontos de vacinação seguem adotando o esquema drive-thru para tornar mais ágil à vacinação de idosos – menos no Posto Central.

A vacina da gripe imuniza contra os vírus Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B. A campanha vai até 22 de maio e será feita em três etapas aos grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde. Os idosos e os trabalhadores em saúde são os primeiros a serem imunizados a partir do dia 23. A partir de 16 de abril serão vacinados professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Na terceira fase, que começa no dia 09 de maio, estão crianças de seis meses à menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Em São Lourenço do Sul, idosos e profissionais de saúde começam a ser vacinados nesta quinta-feira (26), das 9h às 12h e das 13h às 16h, nos locais abaixo:

Pontos de Vacinação

As pessoas devem procurar o local mais próximo de sua casa

Barrinha – Na Escola Machado de Assis em frente à Unidade de Saúde

Boa Vista – Na própria Unidade de Saúde

Boqueirão – Na própria Unidade de Saúde

Canta Galo – Na própria Unidade de Saúde

Central – Na própria Unidade de Saúde

Coqueiro – Na própria Unidade de Saúde

Harmonia – Na própria Unidade de Saúde

Lomba – Na própria Unidade de Saúde

Navegantes – Na quadra de esportes ao lado da Unidade de Saúde

Nova Esperança – Na Escola Izolina Passos em frente a Unidade de Saúde

Santa Tereza – Na própria Unidade de Saúde

Santa Terezinha – Na Escola Castro Alves ao lado da Unidade de Saúde

Sete de Setembro – Na própria Unidade de Saúde

Equipes volantes

27 de março – Fortaleza

31 de março – Santa Izabel

02 de abril – Sítio