Na manhã de sábado (04/04) durante a Feira Livre de São Lourenço do Sul, a Universidade Federal de Rio Grande – FURG, a Associação de Professores da FURG – APROFURG – Seção Sindical do ANDES-SN e o Grupo de Consumo Responsável Jerivá de São Lourenço do Sul – GCR JERIVÁ realizaram a distribuição de kits de higienização: máscaras, luvas e sanitizante, além de orientações de como se proteger do COVID-19 (novo coronavírus).

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a Feira Livre no sentido de transmitir à comunidade segurança para o seu consumo através das ações de prevenção, e igualmente garantir aos consumidores/as a manutenção de uma alimentação saudável com produtos frescos e de alta qualidade nutricional.

O COVID-19 requer que estejamos com alta imunidade, nada melhor, do que escolher uma alimentação saudável para isso.  É preciso deixar os produtos processados e os substituir por alimentos frescos e que sejam livres de agrotóxicos, produtos esses encontrados todas as quartas e sábados na nossa Feira Livre. Essa escolha nos ajuda a enfrentar esse vírus que pode ser fatal nas nossas vidas.

É importante, também, valorizar e manter a renda básica dos/as agricultores/as familiares do nosso município, que além da crise da pandemia, atravessam um duro período de seca. Por isso a conservação desse espaço é essencial para o momento, não cabendo qualquer tipo de retaliação, pois alimento é essencial à vida.

A confecção dos kits foi realizada através de doações das entidades citadas: a FURG doou álcool 70% para a fabricação de sanitizante, sendo que os outros produtos necessários e os frascos foram doados pela APROFURG, já as máscaras e luvas foram doadas por pessoas da comunidade. Nesse sentido, salientamos a atuação da Escola de Química e Alimentos (EQA/ FURG) que foi responsável pela fabricação do sanitizante, pelos/as servidores/as do Campus São Lourenço do Sul – FURG que dividiu os sanitizantes nos frascos, organizando os kits. A distribuição e orientações ficaram a cargo das representantes do GCR JERIVÁ que passaram em cada tenda de feirantes tendo uma ótima recepção.

Em tempo de pandemia e reclusão social as parcerias e a solidariedade se tornam essenciais para a superação do momento, por isso, estamos todas e todos unidos/as para construir alternativas para passar por esse difícil tempo.

Lembramos à comunidade Lourenciana que todos os produtos essenciais para uma alimentação saudável estão disponíveis na Feira Livre e que esse espaço é considerado como essencial para nossa sobrevivência.

Texto: Bianca Caetano | Pesquisadora do Laboratório Maréss/ FURG | Licenciada em História