A partir desta quinta-feira (14) o Município passa a incluir na divulgação do Boletim Informativo os testes rápidos realizados pelos laboratórios privados. Essa alteração visa cumprir a determinação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) que solicita a notificação para aqueles testes rápidos que possuem a validação da Anvisa – o que não era permitido anteriormente. Com a nova regra a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica Municipal, passa a registrar mais três casos positivos de infecção pelo COVID-19 e também os 22 testes realizados com resultado negativo. Os três casos positivados foram infectados fora do país, desenvolveram sintomas leves, cumpriram isolamento e já estão curados.

O controle é realizado diariamente pela Vigilância Epidemiológica e os estabelecimentos privados são obrigados a notificar a realização de testes através do link disponibilizado no Portal do Município.

  • Casos Confirmados: 05
  • Casos suspeitos em Isolamento Domiciliar acompanhado pela SMS: 14
  • Suspeitos aguardando resultado de testagem: 00
  • Recuperados: 05
  • Testes laboratoriais e rápidos realizados: 83

De acordo com normativa do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual de Saúde, apenas idosos, casos graves e profissionais de saúde podem realizar os testes oferecidos pelo Governo do Estado.

Conforme Ministério da Saúde, todos pacientes com sintomas gripais são considerados suspeitos. Aqueles que não se encaixam nas categorias ‘idoso’, ‘grave’ ou ‘profissional de saúde’ são encaminhados para isolamento domiciliar, e são acompanhados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

[Fonte: DECOM].