Os primeiros testes em humanos de uma vacina para Covid-19 chegaram a resultados positivos, diz a empresa americana de biotecnologia Moderna, responsável pelo desenvolvimento do produto. Nesta segunda-feira, 18, a organização afirmou que as oito primeiras pessoas imunizadas com duas doses do fármaco apresentaram resposta imunológica ao vírus semelhante à produção de anticorpos que ocorre no sangue de pacientes já recuperados da doença.

O grupo de voluntários saudáveis que recebeu a imunização desde março não apresentou efeitos colaterais graves. A empresa afirmou que a vacina está seguindo um rápido cronograma de estudos. A segunda fase da testagem, com 600 pessoas, iniciará em breve. Em julho, está previsto o início de uma etapa ainda maior, com milhares de voluntários saudáveis.

Se os testes forem positivos, a vacina poderá ficar disponível para uso generalizado até o final deste ano ou início de 2021, disse Tal Zaks, diretor médico da empresa ao jornal The New York Times. A empresa afirma estar trabalhando para alcançar o maior número possível de doses do produto.

Com o otimismo alavancado pela descoberta inicial positiva, o mercado de ações americano teve alta nas bolsas nesta segunda-feira, o que refletiu no mercado brasileiro. Por volta das 11h da manhã, o Ibovespa apresentava alta de 3,3% e marcava 80.116 pontos.

[Reuters].

Boletim Informativo de São Lourenço do Sul do dia 18.05.2020

  • Casos Confirmados: 05
  • Casos suspeitos em Isolamento Domiciliar acompanhado pela SMS: 13
  • Suspeitos aguardando resultado de testagem: 00
  • Recuperados: 05
  • Testes laboratoriais e rápidos realizados: 86