Nesta sexta-feira (23/10), foi realizada mais uma edição da Operação Avante Combate ao Abigeato, que visa combater os crimes de abigeato nos municípios da região de ação do CRPO Sul.

Com amplo levantamento de inteligência e planejamento operacional, através do CRPO Sul e em conjunto com a 3° Companhia Ambiental da Brigada Militar/Pelotas, Vigilância Sanitária e Inspetoria Veterinária, os policiais militares do CRPOSul, 5° BPChq, 4° BPM, 6° BPM, 30° BPM e 3° BPAF, realizaram atividades de fiscalização a estabelecimentos comerciais que trabalham com produtos de origem animal além de ações de patrulhamento e visibilidade nos seguintes municípios:

Camaquã, Arambaré, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Tapes, Turuçu, Arroio Grande, Herval, Jaguarão, Pelotas, Arroio do Padre, Capão do Leão, Canguçu, Morro Redondo, Cerrito, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chui.

No total foram apreendidos 1.024,97Kg de carnes, medicamentos e outras mercadorias sem procedência e sem condições para o consumo, fiscalizados 64 estabelecimentos entre eles açougues e mercados e 1 prisão.

Com as apreensões realizadas hoje, em seis edições já se somam mais de 8,5 toneladas de carnes e outras mercadorias apreendidas.

As ações e resultados da operação visam coibir a comercialização de carnes sem procedência, alguns produtos que não atendem aos requisitos sanitários ou que apresentam outras irregularidades. Além de constituir em ação preventiva e repressiva de policiamento, trata-se também de atividade voltada à preservação da saúde pública, com a fiscalização sendo realizada pelos órgãos competentes.

A Operação Avante Combate ao Abigeato terá outras edições, visto os resultados positivos.

Texto: soldado Taiara Cabreira/Comunicação Social do CRPO Sul