Arita Bergmann: “Podemos ter já na próxima semana BANDEIRA PRETA”

 

A Secretária da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, concedeu entrevista ao São Lourenço Repórter na manhã desta quarta-feira (2) e foi enfática: “Se não houver mudança de comportamento, podemos ter já na próxima semana BANDEIRA PRETA”. A secretária se mostrou preocupada com o crescimento do contágio da Covid-19 e aumento dos casos. “Os leitos de UTI estão com 80,5% de ocupação (RS)”.

*Cabe o registro que estamos em BANDEIRA VERMELHA!

O governador Eduardo Leite suspendeu pelas próximas três semanas a cogestão do modelo de distanciamento que estava sendo realizada com as Associações dos Municípios, e conforme o decretos “eventos sociais e atividades coletivas estão vedados para que não haja aglomeração. Estamos em alerta máximo. Esse não é um momento de ajuntamento. Vamos deixar de fazer a confraternização depois que se tiver a vacina”, destacou.

Contudo, Bergmann salienta que não está proibido o turismo, visto que muitos empresários e ambulantes necessitam da atividade para sobreviver: “Não estamos proibindo o direito de ir e vir das pessoas […], o comércio está bem organizado”. E ainda citou como exemplo os passeios de escuna, peculiaridade de São Lourenço do Sul: “Tem que haver distanciamento”, finalizou.

Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul

O Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul foi construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica, sempre priorizando a vida. Criou-se um sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.

BANDEIRA PRETA – risco altíssimo:

Região encontra-se com baixa capacidade do sistema de saúde e alta propagação do vírus – é adotado o sistema de Lockdown.

Lockdown:

Consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir às farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.

——————————

Site: https://www.saolourencoreporter.com/

Facebook: https://www.facebook.com/saolourencoreporter/

Instagram: https://www.instagram.com/saolourencoreporter

Twitter: https://twitter.com/sl_reporter

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCi2Q8Id9oHhe6j78euBmdiQ

São Lourenço Repórter

Vinculado ao Web Site do Programa São Lourenço Repórter.

Há mais de 30 anos trazendo informação à população lourenciana.