O período da safra de camarão começa no próximo 1º de fevereiro, e diante desse fato, o deputado estadual Zé Nunes (PT), falou sobre as preocupações ambientais que envolvem o tema. O grande debate é sobre a pesca de arrasto, pois os pescadores artesanais de São Lourenço do Sul “morrem à míngua”, devido ao sistema de arrasto de embarcações grandes que entram na costa gaúcha e causam danos irreversíveis a diversas espécies de peixes. “Dessa pesca chega a ser jogado fora 70% daquilo que é capturado”, contou Zé Nunes, ao São Lourenço Repórter na manhã desta sexta-feira (15).
Após o ministro do STF autorizar a pesca, o Ministério da Agricultura divulgou hoje (15) uma medida que proíbe por ora a pesca de arrasto, em razão de ela causar problemas ambientais e não ter nenhum aspecto de sustentabilidade para a preservação dessas espécies.

 

Excesso de multas na ERS-265

Ontem (14), Zé Nunes se reuniu com o diretor do tráfego do DAER e os engenheiros que fazem parte da diretoria, para falarem sobre a avaliação das reclamações constantes da população sobre o trajeto da ERS-265. Na semana que vem, o retorno dessa reavaliação vai ser divulgado com o que será ou não mudado, visto que é uma área extensa que possui diversos problemas, entre falta do acostamento, excesso de multas, placas de sinalizações escondidas por conta da falta de roçada, etc. “Eu espero que a gente consiga avançar nesse pleito e acho também que a fiscalização da polícia rodoviária tem que fazer uma fiscalização mais educativa, orientativa e menos punitiva, porque tem pegado de surpresa muita gente que inclusive vai ter sua carteira suspensa”, destacou o deputado.

 

Água da Corsan

Por fim, ao ser perguntado sobre o problema na qualidade da água do município, Zé Nunes destacou que está acompanhando e que recebeu fotos vindas das manifestações das pessoas sobre a situação da água nas piscinas e do estado que as roupas ficaram após lavagem. “Estamos conversando com Porto Alegre pra dar todo suporte e tentar que o corpo técnico, que trabalha com a parte química, esclareça o que é essa situação na nossa água”, disse.

Ouça a entrevista completa:

Entrevista com o deputado estadual, Zé Nunes (PT)

por São Lourenço Repórter | 15/01/2021