O Rio Grande do Sul enfrenta um longo período de estiagem, o que provoca alterações na qualidade dos mananciais e se reflete, também, nos problemas de gosto e odor sentidos recentemente na água de São Lourenço do Sul.

A Corsan realizou no município todos os procedimentos necessários para minimizar os efeitos dessa ocorrência. Como exemplo, pode ser citada a dosagem de carvão ativado, produto que auxilia na remoção das substâncias causadoras de odor e gosto. No entanto, o paladar e o olfato humanos têm uma grande capacidade em detectar essas substâncias, mesmo em concentrações baixíssimas, da ordem de bilionésimos de grama por litro de água.

A Companhia realiza o monitoramento da qualidade da água, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde (Anexo XX da Portaria de Consolidação Nº 05/2017 MS). Também é realizado monitoramento horário na estação de tratamento de águam, durante todas as etapas de tratamento.

Quanto aos relatos de coloração na água distribuída, além do monitoramento da água tratada na saída das estações de tratamento e poços, a Corsan monitora a qualidade da água em diversos pontos da rede de distribuição, conforme plano de amostragem estabelecido pelo Ministério da Saúde (portaria acima citada). Mesmo atendendo ao padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde, a água tratada contém residuais de substâncias presentes naturalmente na água in natura (como ferro e manganês) que, ao longo do tempo, podem vir a formar incrustações em determinados pontos da rede de distribuição.

Em função de variações de velocidade e pressão do fluido no interior da tubulação (retorno da água após interrupção). pode ocorrer desprendimento dessas incrustações com consequente aparecimento de água com cor e turbidez alteradas (aspecto indesejável). As providências adotadas pela Corsan consistem na abertura de terminais de rede de distribuição para descartar essa água.

Os usuários devem entrar em contato com a Companhia por meio do telefone 0800.646.6444, sempre que verificadas alterações na qualidade da água para que a equipe técnica possa tomar as providências necessárias.