Com a chegada das temperaturas elevadas, os compromissos e momentos de lazer ao ar livre aumentaram, e em razão disso, a exposição excessiva à radiação solar também. Nesse período os cuidados com a pele devem ser redobrados, devido aos problemas que podem surgir através dos raios UVA e UVB que são capazes de adentrar nela. Se o uso do protetor solar não for feito, problemas como câncer de pele, queimaduras solares de diferentes níveis, insolação, manchas, entre outros problemas, podem surgir.

Mesmo com o uso do protetor solar, as pessoas devem ficar atentas a quantidade certa do produto, visto que existem estudos que mostram os raios UVA e UVB adentrando a pele, pelo fato dela não ter recebido a quantidade ideal de proteção. Ainda, de acordo com o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, o recomendado é reaplicar o filtro solar a cada 2 ou 3 horas e, muitos dermatologistas também recomendam a reaplicação após transpiração em excesso, atrito da pele com tecidos, pratica de esportes e mergulhos, mesmo que o protetor seja à prova d’água.

Além do filtro solar proteger a pele de problemas graves, ele ajuda a mantê-la saudável, iluminada e sem ressecamento, como também, longe a chance do envelhecimento precoce.

Em conjunto com o protetor solar, temos disponíveis no mercado, acessórios que auxiliam na proteção, como o chapéu, que consegue bloquear boa parte da radiação UV e evita o contato direto do sol com o rosto, orelhas, couro cabeludo e pescoço. Entretanto, não são todos os chapéus que são seguros, como por exemplo, o chapéu de palha, pois contém furos que permitem a passagem dos raios solares que atingem diretamente a pele. O óculos de sol também pode ajudar, pois previne problemas nos olhos, como a catarata.

As roupas UV e roupas de algodão, também auxiliam no cuidado, mas vale destacar que a proteção da roupa UV é maior, pelo fato dela ter uma substância que é encontrada no filtro solar e conter fibras sintéticas que absorvem o suor e mantém a pele seca, independente dos dias quentes, diferente da roupa de algodão, que absorve o suor e se mantém úmida por mais tempo, porém, ela ainda possui um fator de proteção maior do que outros tecidos que não são próprios.

Matéria com referência no Consenso Brasileiro de Fotoproteção.