Após reivindicações da comunidade sobre a conduta dos lixeiros de baixar o lixo antes da passagem do caminhão e, a ‘festa dos cães’ devido à demora do veículo de coleta em passar pelas ruas da cidade de São Lourenço do Sul, a vereadora Fabiane Peglow (PSB), abordou o tema. Não é de hoje que muitas ruas ficam sujas, devido aos sacos de plásticos rasgados, tanto por animais, quanto por coletores de alumínio: “É um pouco de cada que colabora para o lixo ficar espalhado na rua”, disse a vereadora na manhã de hoje (26) ao São Lourenço Repórter.

O lixo baixado das cestas tem ficado exposto aos cães por muito tempo.

Para diminuir os maus tratos e principalmente a natalidade dos animais de rua, Fabiane contou que tem um projeto que ainda precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores, chamado “Castramóvel”. O objetivo é ajudar cachorros que muitas vezes são abandonados pelos responsáveis, por conta da idade ou por problemas de saúde – a ideia é atrair uma emenda parlamentar para assim a Administração Municipal realizar o serviço. “O maior problema é a falta de conscientização das pessoas”, ressaltou.

Neste ano a Lei 14.064/2020 foi aprovada e recebeu aumento de pena aos crimes de maus-tratos a cães e gatos, passando de, no máximo, um ano e quatro meses para a penalidade de dois a cinco anos. Para realizar qualquer denúncia do tipo, compareça a delegacia civil mais próxima ou ligue para o número 197.

Ouça a entrevista completa:

Entrevista com a vereadora Fabiane Peglow

por São Lourenço Repórter | 26/01/2021