As entidades representativas dos produtores de tabaco, formadas pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, não conseguiram avanços nas negociações de preço do tabaco com as empresas fumageiras. Os encontros individuais foram realizados de maneira presencial, respeitando os protocolos sanitários devido à Covid-19, na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul/RS, nos dias 26 e 27 de janeiro, com participação de oito fumageiras: BAT (Souza Cruz), Philip Morris, JTI, Universal Leaf, Alliance One, China Brasil, CTA e Premium Tabacos.

A formação da proposta dos produtores foi constituída pelas médias do custo de produção apuradas no campo e na indústria, somadas ao percentual de diferença entre as tabelas individuais praticadas pelas empresas.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Lourenço do Sul, Valnei Bröse em entrevista ao São Lourenço Repórter na manhã desta sexta-feira (29), afirma que as empresas não estão valorizando os produtores e lamenta a falta de acordo. “O valor foi muito diferente, muito abaixo do custo de produção do tabaco”, esclarece. As fumageiras propõem uma revisão de 4% a 4,9%, enquanto que as entidades representativas entendem a necessidade de aumento de 7% a 9%, contou Bröse ao Programa. Como gerou um impasse, os grupos voltam a se reunir em fevereiro.    

O Sul do Brasil concentra 99% da produção de tabaco do País e exporta 80% do total produzido. A última safra produziu 633 mil toneladas. A atividade é uma das mais significativas e reúne 146,4 mil produtores. São Lourenço do Sul está entre os maiores produtores da cultura, no planeta.

——————————

Site: https://www.saolourencoreporter.com/

Facebook: https://www.facebook.com/saolourencoreporter/

Instagram: https://www.instagram.com/saolourencoreporter

Twitter: https://twitter.com/sl_reporter

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCi2Q8Id9oHhe6j78euBmdiQ

São Lourenço Repórter

Vinculado ao Web Site do Programa São Lourenço Repórter.

Há mais de 30 anos trazendo informação à população lourenciana.