O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul, Dr. Ricardo Breier, falou na manhã desta segunda-feira (15), sobre como andam os atendimentos presenciais e virtuais da advocacia gaúcha e como a OAB está trabalhando para evitar a suspensão com prejuízos pra cidadania e advocacia em tempos de pandemia. Ao São Lourenço Repórter, Breier afirmou que o sistema eletrônico de processos está funcionando bem por meio das audiências de conciliação virtual, entretanto, os depoimentos das testemunhas estão sendo ouvidos no fórum para que tenham mais credibilidade.

“Nós temos muito ainda na Justiça Estadual a resolver. Não é uma justiça plena como a Justiça Federal e a Justiça do Trabalho que tem toda uma tecnologia e investimento federal em cima do processo eletrônico. A Justiça Estadual ainda está na fase da fiscalização dos processos. Então muitos casos de cautelares urgentes nós conseguimos vencer.”

Em meio ao caos da Covid-19, segundo Breier, a advocacia ainda teve conquistas durante o ano passado, como o IPE Saúde que está em fase final, a Regulamentação dos Advogados Dativos (responsáveis pelo papel da Defensoria Pública), Central de Expedição de Precatórios na Justiça Estadual e a Digitalização dos Precatórios na Justiça Estadual. “São ações que nós estamos trabalhando permanentemente, para deixar dias melhores pra advocacia no momento altamente de crise social”, disse o presidente.

Ouça a entrevista completa:

Entrevista com o presidente da OAB, Dr. Ricardo Breier

por São Lourenço Repórter | 15/03/2021