Na manhã desta quarta-feira (17), o presidente da Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL) de São Lourenço do Sul, Mahmoud Amer, realizou reunião com o Prefeito Municipal, Rudinei Härter (PDT) para tratar do planejamento de reabertura do comércio lourenciano, seguindo as determinações do Estado.

O Prefeito Rudinei Härter manifestou posicionamento favorável ao retorno do processo de cogestão regional no Sistema de Distanciamento Controlado do Estado e reabertura do comércio local, seguindo todos os protocolos de saúde em prevenção a Covid-19, através de medidas que serão alinhadas junto a Azonasul.

Anunciado pelo Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o retorno do processo de cogestão tem previsão de retorno no próximo dia 22 de março e permitirá que Prefeitos da região possam adotar medidas menos restritivas que as estaduais, possibilitando a reabertura dos estabelecimentos taxados de “não essenciais”.

Inicialmente, a partir da próxima segunda-feira, o comércio poderá funcionar de segunda a sexta-feira, até às 20h (entrada até às 19h). Restaurantes, bares e lanchonetes poderão atuar sem restrição de dias, até às 17h (entrada até 16h), e hotéis e alojamentos com lotação máxima de 50% (com Selo Turismo Responsável) e 30% (sem Selo Turismo Responsável). As medidas dependem ainda da confirmação do Governo do Estado, que delibera pelo retorno do sistema de cogestão com medidas restritivas em prevenção a Covid-19.