O presidente do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes) e prefeito de Jaguarão, Favio Telis (MDB), afirmou ao São Lourenço Repórter nesta quarta-feira (17), que pretende assinar até semana que vem dois contratos para adquirir aproximadamente 300 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para 22 municípios que compreendem o eixo, incluindo São Lourenço do Sul. A ação é em conjunto com os prefeitos de cada município para acelerar a imunização no Rio Grande do Sul.

Após acompanhar a abertura dos envelopes eletrônicos na última segunda-feira (15), na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas, o presidente conta que oito laboratórios de vacinas foram credenciados dentro da licitação que ainda está aberta. “Começamos o processo de negociação com as empresas, para daqueles valores que foram ali por eles inscritos, a gente tentar reduzir ao máximo que desse e também a negociação dos prazos de entrega”, disse Telis.

Ainda, segundo o presidente, no momento apenas um laboratório apresenta valores adequados para comprar as doses e destacou que já conversou com representantes da vacina Sputnik V e da Oxford/AstraZeneca. Contudo, hoje irá participar de uma reunião virtual com representantes da Covaxin.

O dinheiro das compras das vacinas é por meio de recursos dos próprios municípios, nos quais tiveram autonomia para estipular o valor que seria fornecido e o quantitativo de doses. “Depende do tamanho do município”, ressaltou Favio. Conforme informações da Administração Municipal de São Lourenço do Sul em sua plataforma digital, o executivo encomendou 12 mil doses para o município.

Ouça a entrevista completa:

Entrevista com Favio Telis

por São Lourenço Repórter | 17/03/2021