Neste domingo (21), o Programa São Lourenço Repórter, apresentado de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h – três horas e meia de programação noticiosa, debates e entrevistas – nas ondas da RÁDIO SÃO LOURENÇO 1190 AM, está completando 32 ANOS de história e vínculo social. Através do viés jornalístico, o idealizador do SLR, radialista, Ruy Fernando Holz, reconhecido na profissão pela Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio (Agert) em 1978, que desempenhava papel de apresentador do programa de recreação e lazer Escolha Você na emissora (ANOS 70/80), além de narrador de futebol e corridas de auto cross na região, teve a iniciativa e a audácia para idealizar um novo formato de programa de rádio, criando um programa de rádiojornalismo no município, com diretrizes que almejavam transpor os elementos da prestação de serviço e compor um programa de jornalismo elaborado, resumindo o noticiário nacional e do estado, com ênfase e prioridade aos acontecimentos de São Lourenço do Sul, com registros, entrevistas, debates e críticas construtivas. Nascia, em 21 de março de 1989, o Programa São Lourenço Repórter.

Gerente, Ana Luiza da Silva; jornalista, Carlos Eduardo Holz; idealizador, Ruy Fernando e a acadêmica, Larissa Schneid Bueno.

Ao longo da história o Programa São Lourenço Repórter tomou novas proporções. Seu noticiário abraçou a comunidade preocupando-se principalmente com os direitos de seus cidadãos e a busca pela solução, cobrando os deveres das autoridades, quando esta não cumpria com suas obrigações para com a sociedade. A população de baixa renda passou a ser ouvida. O programa angariava muletas, cadeiras de rodas e realocava aos necessitados. Crescia a participação com reivindicações em busca de melhorias nos bairros, nos hospitais e postos de saúde, nas escolas, bem como, na colônia com a busca por melhorias na qualidade de vida e infra-estrutura. Ali, se buscava a solução para conseguirem remédios através do gesto solidário. Mas também se fazia a crítica, que inclusive influía na troca de sindicalistas e denúncias com o descaso por parte de órgãos públicos.

Ruy Fernando com os operadores Marcelo Boemeke e Laudemir Radmann.

   A equipe atual do Programa São Lourenço Repórter é composta pelo radialista, Ruy Fernando Holz; o jornalista, Carlos Eduardo Holz;  a assistente de produção, Débora Treichel; a graduanda em jornalismo, Larissa Schneid Bueno e os operadores de áudio, Marcelo Boemeke e Laudemir Radmann. A RÁDIO SÃO LOURENÇO – AM 1190 Khz, está sob a gerência de Ana Luiza da Silva e tem a direção do casal, Prof. Jorge Luiz Ferreira Malhão e Ana Luiza Loréa Malhão

À direita, a assistente de produção Débora Treichel.

HISTÓRICO

Assim como as premiações atribuídas ao Programa São Lourenço Repórter, como os troféus “Destaque Comunicação – Jornal O Lourenciano” em 1990 e 1999 e o troféu “Destaque Locutor – PodHium Pesquisas e Publicidades 1996/1997”. A PodHium Pesquisas e Publicidades de Cascavel – PR, comprova outro fator positivo do programa: a audiência sempre se manteve entre 50% e 70%, à frente de outras rádios, inclusive das de maior renome, como as do grupo RBS e Guaíba, no município de São Lourenço do Sul (RS).

Dando sequência aos serviços prestados à comunidade lourenciana e região, com a intenção de firmar uma interação cada vez mais direta com os ouvintes, o Programa São Lourenço Repórter, traz mais uma importante ferramenta aliada do seu rádio, o áudio, a imagem e o jornal virtual. Com a incursão da internet, o radiojornalismo ganhou ainda mais dinamismo. Atrelado a ideia de agilizar a informação, com seriedade e responsabilidade, nasce em 5 de janeiro de 2018, o site do Programa: saolourencoreporter.com, sob a direção do Jornalista Carlos Eduardo Holz.

Técnico responsável do SLR.com Alexandre Coelho, Carlos Eduardo Holz, Ruy Fernando e designer Bruna da Nova Cruz Soares.

Mais tarde viria às notáveis transmissões AO VIVO pelo Canal Oficial da TV São Lourenço Repórter, com destaque para o Campeonato Aberto de Futsal do Grêmio Esportivo Lourenciano, Taça Esporte Clube São Lourenço de Futsal, Carnaval Lourenciano, Remates da Baraúna durante a Expofeira e Trio Elétrico Ziriguidum, com passagens marcantes de Zezinho Soares nas Imagens, Alexandre Coelho e Mauro Marques na Técnica, Diego Freitas nas Narrações Esportivas, Bruna Soares nas Plataformas Digitais, Cau Holz nos Comentários/Reportagens e Ruy Fernando nas Apresentações/Reportagens.

Final do Campeonato Aberto de Futsal do Grêmio Esportivo Lourenciano que rendeu ao Funil mais um título.

Escute a reportagem sobre o São Lourenço Repórter:

Reportagem sobre os 32 anos do SLR

por São Lourenço Repórter