Todos os idosos de 67 anos ou mais em todo o Estado deverão ser vacinados contra a Covid-19 com a chegada das novas doses ao Estado na manhã desta sexta-feira (26/3). Ainda haverá doses suficientes para que os municípios, assim que atingirem cobertura de 100% deste grupo, iniciem a vacinação dos idosos de 66 anos. Conforme haver saldo, existe também a possibilidade de ampliar a imunização à faixa etária imediatamente anterior.

Todas as 290 mil doses recebidas devem ser aplicadas para a primeira dose do esquema de vacinação, e 4 mil doses ficarão armazenados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para estoque de reserva.

Esta decisão foi pactuada entre Secretaria da Saúde (SES) e municípios gaúchos, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na manhã desta sexta-feira (26/3). “A próxima remessa será utilizada para a aplicação da segunda dose das pessoas que receberam a vacina da remessa anterior”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Quantitativo de São Lourenço do Sul:
• Doses D1 Distribuídas grupo de pessoas 65 a 69 anos AstraZeneca Fiocruz 300
• Doses D1 Distribuídas grupo de pessoas 65 a 69 anos – CoronaVac 930

A distribuição destas doses começou a ser realizada ainda na sexta-feira. Um helicóptero da Brigada Militar e um da Polícia Civil fizeram a entrega às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) 5 (Caxias do Sul), 4 (Santa Maria) e 10 (Alegrete). Para segunda-feira (29/3), ficou agendada a retirada das doses das coordenadorias 7 (Bagé) e 17 (Ijuí) e de municípios próximos a Porto Alegre pertencentes da 1ª CRS. As demais foram realizadas por via terrestre ainda na manhã de sexta.

“Começamos a melhorar alguns indicadores em relação à pandemia, graças aos esforços de todos. Queremos agradecer aos que estão engajados no combate a essa doença”, disse Arita.

Calendário de Vacinação em São Lourenço do Sul:
• Terça-feira (30) – 72 e 71 anos
• Quarta-feira (31) – 70 e 69 anos
• Quinta-feira (01) – 68 e 67 anos