O São Lourenço Repórter voltou a abordar a crise no setor do transporte escolar nesta segunda-feira (28). O representante da categoria no Estado, Jader Bittencourt, afirma que as empresas estão ‘quebradas’, sem respaldo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – contratos emergenciais que não atendem a demanda do setor. “Não há como sobreviver. Os transportadores continuam desde o dia 19 de março DO ANO PASSADO (2020) buscando conscientizar,  da necessidade desse setor para o sistema da educação. Nós nos deparamos durante todo esse período com a falta de conhecimento daqueles que tratam com o transporte escolar”, evidenciou.

Em São Lourenço do Sul, para se ter ideia, são mais de 600 alunos da Escola Estadual Ensino Médio Professor Rodolfo Bersch, outras tantos da Escola Agrícola Santa Isabel, que não retornaram às aulas porque dependem de transporte escolar. “O Governo descumpre suas obrigações. O Governo do Estado está querendo que os alunos não voltem para a aula. Esses alunos que precisam de transporte escolar, que têm  mais dificuldade de poder acessar as aulas pela internet”, disse no debate, o deputado estadual Zé Nunes (PT), o qual informou que já solicitara uma Audiência Pública para debater o tema.

O deputado estadual Paparico Bacchi (PL), foi outro que participou da discussão no SLR, e também criticou o Governo Eduardo Leite: “Nós observamos que a Lei* a qual aprovamos está tendo uma interpretação dúbia, desfavorecendo os transportadores escolares. A minha sugestão é ajuizar os contratos de forma coletiva ou individual para que o Governo possa fazer justiça com essa categoria”, destacou.

*Lei nº15.536/2020: autoriza a antecipação parcial do pagamento aos prestadores de serviço de transporte escolar da rede pública estadual de ensino que foram contratados pelo Estado, relativamente ao período de suspensão das aulas presenciais em razão do estado de calamidade pública decorrente da pandemia causada pela Covid-19.

Escute o debate na íntegra:

Debate sobre o transporte escolar

por São Lourenço Repórter | 28/06/2021