Em entrevista na manhã desta segunda-feira (28), foram duras as críticas do vereador Luis Weber (PT) em relação ao fim do convênio da Prefeitura Municipal com a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, a partir de 8 de agosto de 2021. “Não é um novo atendimento como está sendo propagado, mas sim tirando a emergência da Santa Casa”, definiu.  

A nota da Administração Municipal diz o seguinte: “A Prefeitura de São Lourenço do Sul passará a oferecer Atendimento 24h junto a Unidade de Saúde Central. O serviço atenderá demandas de baixa complexidade – acolhendo, atendendo, estabilizando e, quando necessário, encaminhando o paciente para outro serviço de saúde. […] o prefeito Rudinei Härter entregou ofício à Santa Casa de Misericórdia informando que não há interesse em continuar comprando o serviço de Atendimento 24h de casos de baixa complexidade”.

O vereador relata que aqueles atendimentos que a população estava habituada a receber 24hs por dia no Pronto Atendimento, não vai mais existir, passando a ser de responsabilidade do Município. “É muito preocupante a forma que a Santa Casa está se colocando; nenhuma nota. Quais são os impactos aos funcionários?”. Seguindo ofício dirigido ao hospital, a Santa Casa somente vai prestar os atendimentos de Urgência/Emergência para aqueles pacientes que chegam ao hospital com Ambulância.

“Simplesmente vindo de cima pra baixo. Sem discussão com a comunidade, sem discussão com as entidades do município. Algo muito pessoal do prefeito municipal, que quer de uma vez por todas acabar com a nossa Santa Casa”, enfatizou Weber.

Weber encaminhou convite com urgência para a direção da Santa Casa de Misericórdia, Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Conselho Municipal de Saúde e a Secretária Municipal de Saúde, Adriane Hubner Martins, para participem da sessão ordinária desta segunda-feira (28), na Câmara, bem como encaminhou o seguinte PEDIDO DE INFORMAÇÃO ao Prefeito Municipal:

PEDIDO DE INFORMAÇÃO, dirigido ao Senhor Prefeito Municipal

Escute a entrevista na íntegra:

Entrevista com o vereador Luis Weber (PT)

por São Lourenço Repórter | 28/06/2021