SLS: Chuvas de junho favoreceram desenvolvimento de pastagens e reposição do nível de açudes e reservatórios

SLS: Chuvas de junho favoreceram desenvolvimento de pastagens e reposição do nível de açudes e reservatórios

Levantamento do Prof. Dr. de Geografia da rede municipal/estadual, Roni Hilsinger, contextualiza sobre estudos e dados climáticos, adquiridos junto a sua Estação Meteorológica Automática (EMA) montada e instalada na localidade de Monte Alegre (6º Distrito), zona rural de São Lourenço do Sul, dentro da bacia hidrográfica do Arroio São Lourenço – confira os dados:

BOLETIM CLIMÁTICO – Monte Alegre – 6º Distrito – SLS / JUNHO 2021

Volume de Chuvas Acumulado no Mês

O mês de junho apresentou uma tendência de normalidade no volume de chuva. Durante o mês de junho tivemos dez (10) eventos chuvosos, sendo três (03) deles com volumes bem razoáveis. Os maiores volumes ocorreram na segunda quinzena; em 24/06 (59,1 mm) e 26/06 (45,6 mm).

Estação Meteorológica Automática (EMA) em Monte Alegre (6º Distrito de São Lourenço do Sul).

Na localidade de Monte Alegre (6º Distrito) o volume acumulado no mês de JUNHO alcançou 148,3 mm (próximo da média histórica de 30 anos projetada pelo site Climatempo; 134 mm).

Esse volume de chuvas associado com dias com menor tempo de insolação (dias mais curtos; inverno; menor evaporação) tem permitido uma boa retenção de umidade no solo, favorecendo o desenvolvimento das pastagens de inverno (aveia/azevém); e reposição do nível dos reservatórios (açudes, nascentes) necessária para a próxima safra.

Volume de Chuvas Acumulado no Ano

O ano de 2021 iniciou (janeiro/fevereiro/março) com volume de chuvas bem acima da média histórica.

No segundo trimestre (abril/maio) houve uma inversão no volume e na frequência de chuvas, que têm ficado abaixo da média.

O mês de junho retomou a normalidade no volume de chuvas. No acumulado no ano o volume de chuvas já alcançou 855,1mm.

Temperatura Mínima e Máxima

A temperatura mínima registrada no mês de junho/21 foi 3,2ºC no dia 28/06 e a temperatura máxima registrada foi 31,2ºC no dia 05/06. A maior variação diária de temperatura (amplitude térmica) foi observada em 14/06 quando a diferença entre a temperatura máxima e mínima alcançou 19,5ºC.

Uma característica frequente nas temperaturas no mês de junho é presença do frio. Em pelo menos 15 dias as temperaturas mínimas ficaram em patamares inferiores a 10ºC e inclusive algumas próximas de 0ºC, como por exemplo, nos últimos dias do mês, quando no dia 28/06 atingiu 3,2ºC (configurando a manhã mais fria no ano até o presente momento).

Junto com as baixas temperaturas, durante as madrugadas em que há grande perda de calor pela superfície associado à inexistência de ventos, é normal para a época a formação de geadas.

Durante o mês de junho, as temperaturas máximas observadas ficaram inferiores aos 20ºC em pelo menos 20 dias. No dia 29/06 a temperatura máxima foi de apenas 10,4ºC, configurando o dia mais frio do ano de 2021 até o presente momento.

Pin It on Pinterest