Consultor da Santa Casa diz que serviços de raio-X precisam ser contratados pela Prefeitura

Consultor da Santa Casa diz que serviços de raio-X precisam ser contratados pela Prefeitura

O Consultor da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, Edemar Paula da Costa, esteve no Programa desta quarta-feira (1º) para responder as cobranças do prefeito Rudinei Härter (PDT) na data anterior, em que abordou a relação Policlínica (Pronto Atendimento (PA))/hospital: “Precisamos trabalhar em conjunto, ou vamos ter que retirar os aparelhos de lá e instalar dentro da Policlínica”, disse o prefeito.

Paula da Costa fez um levantamento da recuperação do hospital desde que assumiram a instituição filantrópica em 2017, onde encontraram um quadro de R$ 10 milhões déficit/ano, próximo de fechar as portas: “Fechamos ano passado (2020) com R$ 856 mil de déficit. São poucos que reconhecem o trabalho que fizemos. Essa relação entre Santa Casa e o prefeito, não diria que é o município, ela poderia ser bem melhor. Durante muito tempo a Santa Casa subsidiou ou financiou o sistema público de saúde através de convênio”, evidenciou.

Em relação aos equipamentos, como o raio-X, e da frase do prefeito transcrita a cima, o Consultor relatou: “Quando se programa e assume a responsabilidade de criar seu próprio PA, cria-se também, toda estrutura necessária para atender essa população. Foram muito claras nas reuniões com a Coordenadoria que era de responsabilidade do município comprar ou contratar serviços que ele não tinha no próprio serviço. Não é de responsabilidade da Santa Casa fazer a gestão e proporcionar os atendimentos de graça”, explicou.

Paula da Costa ainda respondeu sobre uma suposta negativa de atendimento ao raio-X no final de semana: “Colocação de sonda faz parte de um PA. Acho que o prefeito que tem que responder qual é o nível técnico dos seus médicos que estão atendendo no PA” – escute a entrevista na íntegra:

Entrevista com o Consultor da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, Edemar Paula da Costa

por São Lourenço Repórter | 01/09/2021

Pin It on Pinterest