Em entrevista ao Programa na manhã desta segunda-feira (20), o deputado estadual Zé Nunes (PT), fez uma dissertação abrangente da dívida entre Estado RS e União e o projeto de lei 246/2021, aprovado na Assembleia Legislativa na última semana, que faz adequações à legislação federal para os trâmites necessários para a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O parlamentar salienta que a lei abre as portas para que a União possa intervir no Estado e, que é um processo submisso, em que os interesses dos gaúchos ficam em segundo lugar.

Na oportunidade, Zé Nunes também demonstrou preocupação ao futuro da classe leiteira, prejudicada com ações do Governo Federal. O petista mostrou dados que comprovam que seis em cada dez produtores de leite deixaram a atividade na região. De acordo com o mais recente relatório socioeconômico divulgado pela Emater/RS Ascar, a redução foi de 61,07% entre 2015 e 2021 na Zona Sul. Em números absolutos, passou de 3.841 para 1.495 produtores.

Por fim, o deputado projetou o próximo pleito, em que a tendência é concorrer à reeleição na Assembleia Legislativa. Na entrevista também falou sobre a sua postura frente ao partido nas últimas eleições municipais – escute a entrevista na íntegra:

Entrevista com o deputado estadual Zé Nunes (PT)

por São Lourenço Repórter | 20/09/2021