Resbalo é o nome do Beco onde reside parte dos integrantes da organização criminosa, os quais são familiares do líder do grupo.

A Delegacia de Polícia Civil de São Lourenço do Sul identificou a presença de um grupo criminoso na cidade no decorrer da investigação de homicídio tentado ocorrido em 30/08/2020, crime esse relacionado ao tráfico de drogas. A partir da identificação de um grupo de whatsapp criado para troca de mensagens entre os membros da organização criminosa, foi possível identificar as lideranças e os integrantes do grupo criminoso. O líder da quadrilha está recolhido na Penitenciária Estadual do Jacuí, transmitindo de lá as ordens de entrega de drogas e armas para seus subordinados, dentre os quais estão alguns de seus familiares. Através da investigação policial, foi possível a prisão em flagrante de 13 traficantes que recebiam drogas desse grupo, com a apreensão de 2,3 Kg de cocaína, 9,665 Kg de maconha, 69 comprimidos de ecstasy, 5 armas de fogo e 3 veículos.

Na manhã de hoje, 26/11/2021, 35 policiais civis da 18º Região policial cumpriram 07 mandados de prisão preventiva e 03 mandados de busca e apreensão em São Lourenço do Sul. 01 mandado de busca e apreensão foi cumprido em Cristal-RS por policiais da 29ª Região Policial.