Faleceu nesta sexta-feira (18), o lendário Valcyr Silva dos Santos, o Carruira. Jogador do Grêmio Esportivo Lourenciano na conquista do Campeonato Estadual de Amadores de 1959, em sua trajetória que se confunde com a própria história do clube, foi também diretor de futebol nas conquistas 1990, 1991 e 1994 da mesma competição; conselheiro, presidente do GEL em três oportunidades: 1969/1970, 1970/1971 e 1978/1979.

Carruira era casado com Dona Ivone Santos e deixa três filhos, todos adultos, netos, uma família, e um município chamado São Lourenço do Sul que sempre soube honrar, defender e representar. Desta vez, ele perdeu a batalha para um câncer, após 14 dias internado – desta vez, por que nas suas batalhas em vida, principalmente no futebol, sabia driblar qualquer obstáculo. O céu ganha uma notável estrela: mestre Carruira! “A paixão que ele tinha por esse Grêmio motivava todos; levava o GEL para frente sempre”, disse o vice-presidente Felipe Lobato ao São Lourenço Repórter.

No documentário ‘Trianon – A Saga dos Campeões Mundiais em São Lourenço do Sul e a Ascensão do Grêmio Esportivo Lourenciano’, de 2021, produzido por Renato Bracher, é possível acompanhar a explanação de Valcyr Silva dos Santos, logo nos primeiros minutos: