Após a entrevista do presidente do Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul (Simussul), Jorge Xavier, em que disse que o prefeito municipal Rudinei Härter (PDT), não reajusta o salário do magistério e do quadro geral por “birra”, o chefe do executivo se pronunciou no São Lourenço Repórter desta sexta-feira (25): “É uma falta de respeito que ele tem com o executivo municipal”, destacou.

Ainda em fevereiro, o presidente da República, Jair Bolsonaro, oficializou o reajuste de 33,23% para professores da rede pública de educação básica, através de portaria, elevando de R$ 2.886 para R$ 3.845 o piso salarial nacional da categoria. PLs foram aprovados nas Câmaras de Vereadores de Pelotas, Canguçu, Cristal e Camaquã, por exemplo. Por aqui, a proposta da Administração Municipal é de 2%. “Comparados com Cristal, Canguçu, Pelotas e Camaquã, nós precisamos registrar que São Lourenço do Sul está 10 anos na frente. Nós sempre pagamos o piso e, trouxemos em todos os anos a correção, de acordo com aquilo que era determinado por lei. “Eles (outros municípios), recém estão implementando o piso”, afirmou Härter.

Härter também disse que um reajuste de 33%, comprometeria toda estrutura do caixa da Prefeitura Municipal. “A lei de responsabilidade fiscal nos impede de dar esse aumento, porque 58% da folha já está comprometido. Com os 33%, daria 70 e poucos % na folha, do recurso existente no município. Comprometeria toda estrutura”.

Por fim, culpou professores que estiveram reunidos com ele e o próprio Simussul, pela estagnação dos cofres públicos, por não pressionarem os vereadores para aprovarem o reajuste do IPTU, consequentemente, segundo o prefeito, atrapalhando o desenvolvimento do município. “Nós não vamos conseguir dar o aumento ano que vem. Eu fiz reuniões com alguns professores, com o Sindicato e, eles não fizeram nada! Pelo contrário, deixaram os vereadores votarem contra o IPTU. Os vereadores prejudicam o município quando aprovam a terceirização do Camping, mas baixam de 10 para 5 anos; a Rodoviária, idem. ‘Pra que ajudar se eu posso atrapalhar’”

——————————

Site: https://www.saolourencoreporter.com/

Facebook: https://www.facebook.com/saolourencoreporter/

Instagram: https://www.instagram.com/saolourencoreporter

Twitter: https://twitter.com/sl_reporter

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCi2Q8Id9oHhe6j78euBmdiQ

São Lourenço Repórter

Vinculado ao Web Site do Programa São Lourenço Repórter.

Há mais de 30 anos trazendo informação à população lourenciana.