Desde a última sexta-feira (25/03), em torno de 200 alunos da rede estadual estão longe da escola em São Lourenço do Sul, por falta de transporte escolar, devido ao fim de contratos entre transportadores e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Diante do exposto, conversamos no São Lourenço Repórter de hoje (28), com a Coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), professora, Alice Maria Szezepanski. “A nossa expectativa é que no início de abril nós estaremos com essa situação resolvida”, afirmou.

Contudo, a Coordenadora solicitou a assinatura do termo de cooperação do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE), entre Prefeitura de São Lourenço do Sul e Governo RS, para solucionar de vez o impasse do transporte escolar. “O Estado do RS tinha até 2016 um termo de cooperação com todos municípios. Alguns municípios romperam com o PEATE, em virtude que o Estado, naquela época, não cumpria com o acordo. O Programa desde 2019 teve estabilidade, pagando em dia. No final do ano passado houve um acréscimo no repasse, na casa dos 60%”, disse.

Na oportunidade, Szezepanski, evidenciou exemplos de proximidade entre alunos no nosso interior, para justificar a assinatura do termo, consequentemente, passando a responsabilidade para a Administração Municipal e, evitando mais desperdício do dinheiro público: “Tivemos algumas conversas com a Prefeitura (São Lourenço do Sul), mas não houve interesse de fazer a assinatura do termo e, tivemos que abrir uma nova licitação. A gente tem inúmeras escolas onde os alunos moram na mesma casa ou as escolas são próximas”

——————————

Site: https://www.saolourencoreporter.com/

Facebook: https://www.facebook.com/saolourencoreporter/

Instagram: https://www.instagram.com/saolourencoreporter

Twitter: https://twitter.com/sl_reporter

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCi2Q8Id9oHhe6j78euBmdiQ

São Lourenço Repórter

Vinculado ao Web Site do Programa São Lourenço Repórter.

Há mais de 30 anos trazendo informação à população lourenciana.