Dr. Jairo Scholl Costa lança dia 8 a obra “Noivas de Preto”: “Este livro é uma homenagem aos pomeranos”

Dr. Jairo Scholl Costa lança dia 8 a obra “Noivas de Preto”: “Este livro é uma homenagem aos pomeranos”

O advogado, historiador, escritor e mestre em navegação, Dr. Jairo Scholl Costa, fora nosso entrevistado na manhã de hoje (4) – o qual nos presenteou com sua mais nova obra, com lançamento oficial marcado para o dia 8 de abril, no Restaurante Nona Bray, a partir das 17h: pela Pragmatha Editora, “Noivas de Preto”!

Trata-se de uma saga contra a força da tradição e da lei dos senhores feudais. Histórias orais trazidas pelos imigrantes pomeranos, relacionadas ao costume do casamento da noiva com vestido preto. Os últimos foram realizados na região de São Lourenço do Sul, no final dos anos 1940. Segundo à tradição oral pomerana, a ação era um costume antigo, vindo do tempo em que os pomeranos viviam como servos de senhores feudais e se aplicava a eles o direito da primeira noite ou jus primae noctis.

“Em mil anos de história, a cada 4 anos e meio em média, tinha uma guerra que era travada sob o território da Pomerânia. Este livro é uma homenagem aos pomeranos. Um povo que passou por desafios, que qualquer outro já teria desaparecido. Os pomeranos são um povo resiliente: eles recebem o choque, absorvem e partem para outra”, enfatizou o historiador e autor da história de São Lourenço do Sul no “Centenário de São Lourenço do Sul 1884-1984”; “Navegadores da Lagoa dos Patos: A Saga Náutica de São Lourenço do Sul”, em 1999 e, “O Pescador de Arenques”, em 2007 – escute a entrevista na íntegra:

Entrevista com o advogado, historiador, escritor e mestre em navegação, Dr. Jairo Scholl Costa

por São Lourenço Repórter | 04/04/2022

Pin It on Pinterest