DR. JAIRO SCHOLL COSTA LANÇA A OBRA “NOIVAS DE PRETO”

DR. JAIRO SCHOLL COSTA LANÇA A OBRA “NOIVAS DE PRETO”
No registro, Dr. Jairo Scholl Costa, acompanhado de Dra. Eonora Grill e, dos colaboradores Rodrigo e Aline Seefeldt  – a ‘noiva de preto’ é Léa Sell.

Ao final da tarde desta sexta-feira (8), no Restaurante Nona Bray, o advogado, historiador, escritor e mestre em navegação, Dr. Jairo Scholl Costa, deu início a sessão de autógrafos do lançamento de sua obra, “Noivas de Preto”, pela Pragmatha Editora – a solenidade se prolonga até às 20h e, na sequencia um jantar naquele local estará sendo servido, por adesão.

O livro “Noivas de Preto”, trata de uma saga contra a força da tradição e da lei dos senhores feudais. Histórias orais trazidas pelos imigrantes pomeranos, relacionadas ao costume do casamento da noiva com vestido preto. Os últimos foram realizados na região de São Lourenço do Sul, no final dos anos 1940. Segundo a tradição oral pomerana, a ação era um costume antigo, vindo do tempo em que os pomeranos viviam como servos de senhores feudais e se aplicava a eles o direito da primeira noite ou jus primae noctis.

“Em mil anos de história, a cada 4 anos e meio em média, tinha uma guerra que era travada sob o território da Pomerânia. Este livro é uma homenagem aos pomeranos. Um povo que passou por desafios, que qualquer outro já teria desaparecido. Os pomeranos são um povo resiliente: eles recebem o choque, absorvem e partem para outra”, enfatizou o historiador e autor da história de São Lourenço do Sul no “Centenário de São Lourenço do Sul 1884-1984”; “Navegadores da Lagoa dos Patos: A Saga Náutica de São Lourenço do Sul”, em 1999 e, “O Pescador de Arenques”, em 2007.

Pin It on Pinterest