Campanha Abril Verde aborda a prevenção de acidentes no trabalho: “Pra acontecer a morte, falhas anteriores acontecem”

Campanha Abril Verde aborda a prevenção de acidentes no trabalho: “Pra acontecer a morte, falhas anteriores acontecem”

O mês de abril é direcionado às campanhas educativas que abordem a prevenção de acidentes no trabalho. São desenvolvidas ações e trabalhos visando a conscientização sobre o comportamento prevencionista no que tange à Segurança e Saúde do trabalhador brasileiro. Hoje (13), no São Lourenço Repórter, conversamos com a enfermeira, Guerda Kuhn e com a Eng. Bioquímica, Eduarda Bracher. “Nós já fomos em várias firmas neste mês de abril, falando da prevenção de acidentes de trabalho. Pra acontecer a morte, falhas anteriores acontecem. Todos os casos que nós investigamos (São Lourenço do Sul) sobre morte dentro do horário de serviço, todos tiveram falhas anteriores”, disse Guerda.

JAÚ DESPENCA NO RESIDENCIAL LAGUNA: EPIS E CORPO DE BOMBEIROS EVITAM TRAGÉDIA

O símbolo da Campanha Abril Verde é um laço verde. A cor representa a segurança no ambiente de trabalho e também está relacionada aos cursos da área da Saúde. É lógico, o episódio que tirou a vida de um trabalhador de 69 anos da data anterior devido a explosão de um compressor de ar, foi pauta na entrevista: “O compressor não deve ficar dentro do ambiente de trabalho profissional. E também deve passar por vistorias periódicas”, explicou Bracher.

Questionadas sobre como devemos proceder quando nos deparamos com alguma situação, a Eng. Bioquímica orienta que chamar a atenção é o correto. “Pode chamar a atenção do estabelecimento. Hoje todas as empresas devem fazer um programa de gerenciamento de riscos”.

O mês Abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nessa data, em 1969, houve uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, no estado da Virgínia – Estados Unidos. Culminou na morte de 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da Humanidade. Abril também é marcado pelo mês da criação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que surgiu com a proposta de cuidar de questões relacionadas com a saúde global, no ano de 1948.

CLIQUE AQUI: HOMEM MORRE APÓS EXPLOSÃO DE COMPRESSOR DE AR

Escute a entrevista na íntegra:

Entrevista com a enfermeira, Guerda Kuhn e com a Eng. Bioquímica, Eduarda Bracher

por São Lourenço Repórter | 13/04/2022

Pin It on Pinterest