Vencimentos do IPVA por final de placa começam na próxima semana no Rio Grande do Sul

Vencimentos do IPVA por final de placa começam na próxima semana no Rio Grande do Sul

Na próxima segunda-feira, 25 de abril, começa a etapa final do calendário do IPVA 2022 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Os proprietários de veículos que ainda não realizaram o pagamento do imposto devem ficar atentos para os prazos de quitação conforme o número final da placa do veículo. Em 2022, diferentemente de anos anteriores, todos os vencimentos vão ocorrer na última semana do mês de abril; garantindo, assim, um prazo maior para o cidadão quitar o tributo.

Os veículos com placas de final 1 e 2 terão como data limite a última segunda-feira do mês de abril (25/4). Os vencimentos dos números seguintes ocorrerão ao longo da semana, se encerrando na sexta-feira, 29 de abril.

O calendário de pagamento antecipado com descontos totais se encerrou no dia 31 de março. Quem optou pelo parcelamento do tributo em seis vezes desde janeiro segue com o calendário de parcelas aberto até junho.

Confira as datas de pagamento de acordo com o final da placa:

Atraso de pagamento

O contribuinte que não pagar o tributo em dia, além de perder os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão (se tiver direito), terá multa de 0,33% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até o limite de 20%. Após a inscrição em dívida ativa, que ocorre após 60 dias em atraso, o débito sofrerá acréscimo de mais 5%.

Pix: novidade de 2022

No IPVA 2022, a Receita Estadual adotou o Pix como forma de pagamento. Basta o cidadão consultar no site ou no aplicativo do IPVA/RS, no qual será gerado o QR Code, sendo possível efetuar o pagamento em mais de 760 Instituições relacionadas.

Desconto do Bom Motorista

Os descontos para bons motoristas estão mantidos como nos anos anteriores e variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2021 (três anos), a redução será de 15%.

Os descontos são de 10%, para quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2019 (dois anos), e de 5%, para condutores sem multas depois de 1º de novembro de 2020 (um ano).

Desconto do Bom Cidadão (NFG)

Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra.
O desconto máximo de 5% será para quem possuir 150 notas ou mais; de 3%, para quem tiver entre 100 a 149 notas; e de 1%, para o contribuinte entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados. Ao todo, 16% da frota tributável terá direito ao benefício.

SAIBA MAIS

Quem paga IPVA
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2003, exceto os isentos em lei.

Como pagar
Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar
Presencial, aplicativos ou pelo internet banking dos bancos credenciados: Banrisul, Sicredi, Bradesco e Banco do Brasil (os dois últimos somente para clientes). Opção de PIX disponível podendo efetuar o pagamento em mais de 760 Instituições relacionadas.

Alíquotas do IPVA no RS
Automóveis e camionetas: 3%
Motocicletas: 2%
Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação: 1%

Frota
Frota total do Estado 2021: 7.262.038
Frota pagante de IPVA: 53,9%
Frota isenta de IPVA: 46,1%

Pin It on Pinterest