Recentemente, reuniram-se na Boa Vista, pesquisadores e analista da Embrapa, a Direção, técnicos da COOPAR/POMERANO e a técnica do projeto, Marta Oyarzabal, para conversar a respeito do andamento do Programa Leite Seguro junto à Cooperativa.

O Programa Leite Seguro é um projeto da Embrapa Clima Temperado e do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul (LFDA-RS) e conta com a parceria de importantes cooperativas e laticínios da Região Sul. A COOPAR/POMERANO é uma parceira estratégica do projeto, considerando sua importância regional.

O projeto inclui ações de acompanhamento de Unidades de Produção de Leite da Cooperativa, com diagnóstico de Boas Práticas Agropecuárias e planos de ajustes, visando a qualificação dos produtores, melhoria dos sistemas de produção e qualidade do leite. As ações nas UPL iniciaram em fevereiro desse ano e serão acompanhadas em 15 propriedades.

No projeto, produtores e técnicos participam ativamente das decisões, as ações são acompanhadas pela técnica Marta, com suporte e orientação da Embrapa. Serão realizadas também análises de leite, água, solo e alimentos a serem fornecidos aos animais, como auxílio para a gestão das propriedades e, sem custos para o produtor. Os demais produtores também poderão ter acesso as tecnologias da Embrapa, participando de dias de campo, cursos de capacitação e visitas técnicas às UPL acompanhadas. Além disso, estão previstas ações de pesquisa, capacitações para técnicos e produtores e campanhas junto a consumidores, mostrando os benefícios e importância do leite na alimentação.

Na reunião, a Cooperativa solicitou também a possibilidade de implementar uma vitrine de forrageiras e materiais da Embrapa para demonstração aos produtores em eventos e dias de campo. Alguns materiais já foram selecionados e, em breve serão disponibilizados a COOPAR/POMERANO. O Programa Leite Seguro fortalece uma parceria consolidada entre Embrapa e a Cooperativa, aproximando a pesquisa do produtor de leite.