O São Lourenço Repórter abordou na manhã desta quinta-feira (14), o direito sobre o fornecimento de medicamentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Vamos supor que precise de um remédio que é caríssimo, pro coração. Não tem dinheiro para comprar. Vai na Secretaria de Saúde e escuta que o município não tem condições de fornecer. No Estado, ‘não vamos fornecer’, ‘não temos’. Essa pessoa vai ter que entrar no judiciário, pedir o medicamento judicialmente”, destacou o advogado Maurício Raupp Martins na entrevista.
O profissional ressalta a necessidade de comprovar a incapacidade econômica. Cabe considerar que a garantia do tratamento da saúde é direito de todos e dever dos entes públicos. “Estamos trabalhando sempre contra o tempo; um dia pode ser o suficiente para a pessoa morrer”, evidencia.
Dr. Maurício também comentou sobre demais encaminhamentos pelo SUS, como tratamentos urgentes e cirúrgicos: “O nosso problema é passar a porta do SUS: a pessoa precisa de um tratamento médico urgente, cirurgia; vai ter que ser via judicial, porque se for esperar chegar a vez dele, pode ser tarde”
——————————
Site: https://www.saolourencoreporter.com/
Facebook: https://www.facebook.com/saolourencoreporter/
Instagram: https://www.instagram.com/saolourencoreporter
Twitter: https://twitter.com/sl_reporter
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCi2Q8Id9oHhe6j78euBmdiQ
São Lourenço Repórter
Vinculado ao Web Site do Programa São Lourenço Repórter.
Há mais de 30 anos trazendo informação à população lourenciana.
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Google Podcasts | Spotify | RSS