Logo que saiu a decisão, o deputado estadual Zé Nunes (PT), acompanhado dos vereadores Luis Weber e Ildo Döring, conversou com a reportagem do São Lourenço Repórter na manhã de hoje (14).
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o relatório do deputado Elton Weber (PSB), ao PL 204/15, de autoria do deputado estadual Zé Nunes (PT), que prevê que a classificação do fumo seja feita nas propriedades dos agricultores, para a comercialização. Mais uma vez, a votação foi acompanhada por comitiva de vereadores de diversos municípios, uma grande mobilização para alterar a relação de forças na hora de comercializar, que hoje é extremamente injusta.
“Hoje os produtores estão submetidos a uma prática de muitos anos, e que está enfraquecendo a cadeia do tabaco. As empresas são fundamentais no processo, mas sem o homem e a mulher que produzem, com todos os desafios que estão colocados, como o custo de produção elevado, se o trabalho não for remunerado de forma adequada, a cadeia perderá mais força no RS”, avaliou Zé Nunes, que preside a Frente Parlamentar dos Produtores de Tabaco da AL – escute a entrevista na íntegra: