Esferas Saúde da Família (ESF) Harmonia e Nova Esperança seguem sem médicos; taxa de cobertura da poliomielite em São Lourenço do Sul é de 51,7%
Nesta quinta-feira (8), a secretária de Saúde, Adriane Martins, retornou ao São Lourenço Repórter para atualizar a comunidade sobre a falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Lourenço do Sul e reforçar a importância das vacinações.
Segundo Martins, as UBSs que estão sem atendimento de médicos no momento são as Esferas Saúde da Família (ESF) Harmonia e Nova Esperança, pois os profissionais pediram demissão há algum tempo. Já nas demais UBSs, os atendimentos seguem normalmente.
“Apenas a médica da (ESF) Sete está de atestado essa semana e o médico da (ESF) Boa Vista está naquela semana interna do Programa Médicos pelo Brasil. Eles têm uma semana a cada dois meses, que se afastam para cursos internos do Programa, mas eles estão trabalhando, não tem nenhum outro médico faltando nas UBSs”, disse.
Posteriormente, Adriane voltou a falar que a atual falta de médicos não tem relação com o IBSAÚDE e com contratações municipais, mas sim com o Ministério da Saúde, responsável pelas contratações.
A expectativa é de que para a próxima semana apareça algum profissional interessado para atuar no município, visto que há registros de uma pessoa cadastrada através do Ministério da Saúde, mas que ainda não foi apresentada na Secretaria Municipal de Saúde.
Por fim, a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação foi abordada e, conforme informações da secretária, o município registra 51,7% de cobertura da poliomielite, sendo um dado acima do Estadual, mas abaixo do esperado no município.
“É super importante que a família leve a carteirinha de vacinação da criança pro profissional do posto olhar e ver o que está faltando ou quais estão faltando para atualizar. Todas as vacinas da carteirinha estão disponíveis, as pessoas podem procurar (as UBSs de referência) a qualquer momento para fazer as doses faltantes”, finalizou – ouça a entrevista completa: