Lagoa dos Patos já apresenta manchas verdes e projeção de águas salobras

Lagoa dos Patos já apresenta manchas verdes e projeção de águas salobras
Fotos: Prof. da FURG SLS, Eduardo Dias.

Em entrevista ao Programa, pescador e estudante da FURG, destaca pesquisa na Lagoa que mostram possíveis algas se aproximando da costa. Na entrevista também, abordou probabilidades propícias para a safra do camarão   

O São Lourenço Repórter está sempre atento aos fenômenos e estudos das águas da Lagoa dos Patos, ou simplesmente constatações. Na manhã de hoje (15), conversamos com o pescador e estudante da FURG, Clodoaldo Vargas, que juntamente com o Professor da Universidade Eduardo Dias, realizaram os registros fotográficos na data anterior (14/12/2022).

Na qualidade de pescador artesanal, Vargas vê com otimismo a cultura da corvina no período; já a tainha, ainda não em grande escala. Contudo, informou que a Lagoa deve salgar, ou melhor, o termo técnico para essas águas, ficar salobra***: “Com certeza vamos ter safra de camarão em fevereiro”.

***Água doce: Possui uma quantidade igual ou inferior a 0,5ppm, ou seja, contém baixa ou até mesmo ausência de sal; Água salobra: Sua salinidade é superior a 0,5ppm e inferior a 30ppm; Água Salina: Ela possui salinidade igual ou superior a 30ppm.

Porém, chamou atenção na pesquisa na Lagoa dos Patos, pontos verdes (FOTO CAPA), indicando focos de algas se aproximando das praias. “É possível observar as manchas de cianobactérias (pontos verdes), já chegando à praia. Um alerta para os banhistas, porque estas, podem ser tóxicas”, evidenciou o Professor Eduardo Dias.

Escute a entrevista com o pescador e estudante da FURG, Clodoaldo Vargas:

Entrevista com o pescador e estudante da FURG, Clodoaldo Vargas

por São Lourenço Repórter | 15/12/2022

Pin It on Pinterest