Registros mostram pedestres praticando exercícios na ciclofaixa

Registros mostram pedestres praticando exercícios na ciclofaixa

Uma munícipe procurou a nossa redação pra fazer um questionamento quanto a pedestres utilizando a ciclofaixa da Orla da Praia pra fazer caminhadas, corridas e exercícios e, não o calçadão. E mais, encaminhou uma série de registros do espaço destinado a ciclistas, sendo usufruído. “Seria um alerta aos desavisados que ainda não entenderam que a ciclofaixa é para uso de ciclista. Já vi alguns acidentes. Insistem em caminhar ou correr ali mesmo existindo calçada em boas condições pra isso. Falta de educação mesmo, já que há bastante sinalização no local. Além da pintura, placa indicando uso exclusivo para ciclistas”, criticou a cidadã, que prefere não ser identificada.

O São Lourenço Repórter foi atrás de definições, e encontrou no Portal do Trânsito e Mobilidade, uma resposta plausível:

Ciclofaixa

Espaço delimitado na própria pista (junto com os demais veículos), calçada ou canteiro, exclusiva aos ciclistas. Pode ser implantada no mesmo nível da pista de rolamento (ou da calçada ou do canteiro). Da mesma forma que a ciclovia, a ciclofaixa pode ser uni ou bidirecional.

E aqui, fica a sugestão do São Lourenço Repórter: um trabalho de conscientização, visando um convívio de harmonia social.

Pin It on Pinterest