Secretária aborda superlotação nos prontos-socorros da Região e, dificuldade em consultas com especialistas

Secretária aborda superlotação nos prontos-socorros da Região e, dificuldade em consultas com especialistas
“As pessoas estão banalizando a vacina e deixando de fazer”, destacou a Secretária de Saúde Adriane Martins; consultas com especialistas em CARDIOLOGIA, TRAUMATOLOGIA e OFTALMOLOGIA, também foram pauta na entrevista

Na manhã desta terça-feira (29), conversamos no SLR com a Secretária de Saúde Adriane Martins para falar, dentre tantas pautas, do atendimento com especialistas na área da saúde. A começar com a CARDIOLOGIA: “A cardiologia até o ano de 2022 ara atendida em Pinheiro Machado. Acontece que o Estado não renovou o contrato com aquele hospital e a nossa referência foi para Pelotas”, explicou – onde as vagas são bem mais restritas. Martins relata que as Secretarias de Saúde da Região estão mobilizadas, solicitando para que o Governo do Estado volte atrás com o atendimento no hospital de Pinheiro Machado.

Em relação as consultas com TRAUMATOLOGISTA, orientou para que procure a Secretaria de Saúde do município. “Nós aqui temos poucas vagas e muita demanda”, disse. Para OFTALMOLOGISTA, informou outra grande complexidade do SUS: “O Banco de Olhos é Estadual, regula para todo Estado, é bem mais difícil conseguir uma vaga lá”, ou seja, o serviço com especialistas até se consegue por aqui, o problema é quando é necessário um procedimento.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS: BAIXO ÍNDICE DE VACINAÇÃO E A SUPERLOTAÇÃO DOS PRONTOS-SOCORROS

“Esse nosso inverno tá bem atípico: uma hora é muito calor, uma hora é muito frio e, essas oscilações de temperatura são facilitadores para transmissão de doenças respiratórias”, evidenciou Martins. A qual informou que São Lourenço do Sul possui 14 UBSs e, o tratamento aconselhável é a prevenção, procurar essas unidades sem deixar os sintomas se agravarem. O hospital de referência que é Pelotas, ESTÁ SUPERLOTADO HÁ MESES. “As pessoas estão banalizando a vacina e deixando de fazer”.

Por fim, destacou que há Mutirão de Vacinação contra a Influenza e a Covid hoje na Vila Krafft e, domingo, 3 de setembro, na Praça Central – escute a entrevista na íntegra:

Entrevista com a Secretária de Saúde, Adriane Martins

por São Lourenço Repórter | 29/08/2023

Pin It on Pinterest