INSTABILIDADES CLIMÁTICAS ATRASAM O PLANTIO DA SOJA EM SÃO LOURENÇO DO SUL E REGIÃO

O Eng. Agro. Paulo Wetzel, da EMATER, concedeu entrevista ao SLR RÁDIO na manhã desta sexta-feira (24), para falar sobre as dificuldades de plantio da soja em período chuvoso, decorrente do El Niño. “Nós tivemos em setembro mais de 700mm de chuva; outubro, 80mm”, disse, ou seja, um exemplo que traz toda essa instabilidade climática.

Apesar de ter abordado diversas culturas como a do arroz, tabaco e do milho, onde segundo o próprio estão sob controle, com a Safra toda plantada, a SOJA é uma incógnita: “A situação das lavouras no município, principalmente em relação a soja, apresentam um atraso de plantio”, disse. Contudo, trouxe um otimismo com o plantio tardio, em dezembro: “O plantio de soja, ainda nessa época, até os primeiros dias de dezembro,  é uma lavoura com boas perspectivas”. A cultura do trigo, segundo dados da EMATER, essa sim teve prejuízos.

Por fim, projetou os próximos meses de clima: “Historicamente nos anos de El Niño, o janeiro e fevereiro são melhores, mas não significa que as chuvas podem ser regulares”.

——————————

Site: https://www.saolourencoreporter.com/

Facebook: https://www.facebook.com/saolourencoreporter/

Instagram: https://www.instagram.com/saolourencoreporter

Twitter: https://twitter.com/sl_reporter

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCi2Q8Id9oHhe6j78euBmdiQ

São Lourenço Repórter

Vinculado ao Web Site do Programa São Lourenço Repórter.

Há mais de 30 anos trazendo informação à população lourenciana.

Pin It on Pinterest