Secretaria da Saúde e Santa Casa de São Lourenço do Sul assinam convênio para aquisição de equipamentos

Secretaria da Saúde e Santa Casa de São Lourenço do Sul assinam convênio para aquisição de equipamentos

Nesta sexta-feira, 14/10, por meio do Programa Avançar na Saúde, foi formalizado o convênio firmado entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul para a compra de equipamentos hospitalares. O ato de assinatura do documento ocorreu no Auditório da Associação Comercial e Industrial – ACI/CDL do município.

A segunda fase do Programa Avançar iniciou em janeiro de 2022 e tem previsão de ser efetivada até o final do ano. A iniciativa é um plano de investimentos em obras, em aquisição de equipamentos, em qualificação da rede hospitalar, em assistência farmacêutica e das unidades básicas de saúde do estado.

Para a Santa Casa de São Lourenço do Sul, está prevista a compra de:

– 01 foco cirúrgico;

– 01 aparelho anestésico;

– 99 camas eletrônicas.

Na solenidade, a Secretária da Saúde, Arita Bergmann, parabenizou a equipe da linha de frente e lembrou as dificuldades enfrentadas devido à falta de equipamentos básicos. “Renovar as camas hospilares é sinônimo de conforto e qualificação, além de expandir a capacidade do município de ser um polo regional de saúde”, argumentou a secretária.

O Presidente da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, Herberto Buss, reforçou o impacto positivo que a aquisição terá para o hospital.

O Prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter, salientou o cuidado especial que a cidade dispensa para os investimentos na área da saúde.

Responsável técnica do hospital, Catiane dos Santos Ferreira falou sobre a importância dos recursos destinados à instituição. “Como enfermeira e defensora do SUS, destaco como as melhorias oriundas do projeto beneficiarão a equipe técnica, comunidade e municípios vizinhos. Estamos oferecendo maior segurança e autonomia para os pacientes”, pontuou.

Também estiveram presentes na cerimônia o Diretor Executivo do Conselho das Secretarias Municipais de  Saúde (COSEMS), Diego Espíndola, a Secretária Municipal de Saúde, Adriane Huber Martins, o Administrador da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, André Luiz Hinterholz, e o representante da Câmara de Vereadores, Vereador Renan Geppert Hartwig.

O investimento total dos equipamentos é de R$ 1.521.120,85 – sem contrapartida do Hospital. O convênio foi assinado pela Secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, e pelo Presidente da Santa Casa de Misericórdia, Herberto Buss.

Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul

O hospital de médio porte foi fundado em 1947 e está situado na 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (Pelotas). Possui área física de 5.498,38 metros quadrados e conta com estrutura de 103 leitos, dos quais 81 são destinados ao Sistema Único de Saúde – SUS. A compra dos equipamentos ampliará a capacidade de atendimento da organização.

Texto e fotos: Mariana Ribeiro

Pin It on Pinterest