COOPAR/POMERANO E A DIVERSIDADE DE CULTURAS: TRITICALE – MILHO DE INVERNO

COOPAR/POMERANO E A DIVERSIDADE DE CULTURAS: TRITICALE – MILHO DE INVERNO

O Triticale é uma cultura de inverno, resultado de um cruzamento entre uma variedade de trigo e uma variedade de centeio, feito por pesquisadores americanos. O objetivo foi obter uma planta que reunisse a produtividade do trigo e a resistência a doenças do centeio. Resultou uma nova planta com boa resistência às principais doenças do trigo, mas que perdeu parte do teor de glúten, não se prestando para panificação, mas sua farinha entra na fabricação de bolachas e massas.

A EMBRAPA de Passo Fundo trouxe o Triticale para o Brasil e passou a desenvolver pesquisas e produzir variedades adaptadas à nossa realidade. Porém a cultura sempre foi pouco valorizada.  Nos últimos anos, o Triticale passou a receber atenção tanto para a produção de grãos, em substituição parcial ao milho na formulação de rações para aves, suínos e bovinos, como para produção de silagem para produção leiteira. Santa Catarina está investindo muito no Triticale, buscando diminuir em parte sua dependência do milho.

A COOPAR/POMERANO neste ano adquiriu e repassou 12 toneladas de sementes de Triticale para seus cooperados, com o objetivo de testar na nossa região esta cultura, tanto para a produção de silagem, como para a produção de grãos para ração animal. A época de plantio recomendada para nossa região é no mês de junho e a colheita do grão no mês de novembro, possibilitando assim o plantio da soja.  Os agricultores que plantaram o Triticale para silagem estão muito satisfeitos. A cultura atingiu boa altura, bom espigamento, produzindo uma silagem com boa qualidade de amido e proteína. Estudos indicam que cada 1,3 kg de silagem resulta na produção de 1 litro de leite. O conselheiro da COOPAR/POMERANO, Jader Heller, de Pinheirinhos, São Lourenço do Sul, plantou 10 hectares para produção de grãos. A lavoura está em fase de colheita, com produtividade estimada em 2.400 kg/ha. O agricultor pretende ampliar o plantio para o ano que vem. A COOPAR/POMERANO irá triplicar a quantidade de semente para o próximo plantio.

Por ser uma cultura com alta resistência às principais doenças do trigo, menos exigente em adubação e tratamentos, servindo muito bem para silagem para vacas de leite, podendo o grão também ser utilizado na composição de ração, o Triticale pode se tornar o nosso milho de inverno. O Triticale grão tem mercado, com preço pouco menor que o do milho. Outra grande vantagem é a rotação de cultura e seus benefícios para a soja.

Ellemar Wojahn

Agrônomo e Conselheiro COOPAR/POMERANO

Pin It on Pinterest