PF deflagra operação contra organização criminosa que desviou recursos da saúde no RS

PF deflagra operação contra organização criminosa que desviou recursos da saúde no RS

A Operação Septicemia teve desdobramentos em São Lourenço do Sul (Foto: registro da viatura em frente à Prefeitura Municipal, nesta manhã (7))

A Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira (7), quatro mandados de prisão temporária e 52 de busca e apreensão na Operação Septicemia, contra uma quadrilha que praticava desvios de recursos da saúde pública no Rio Grande do Sul. Ao todo, 200 agentes da PF e 10 servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) estão mobilizados na força-tarefa.

Conforme a investigação, o esquema foi descoberto há três anos, quando foi deflagrada a Operação Autoclave contra a Organização da Sociedade Civil (OSC) que prestava serviços em um posto de saúde de São Leopoldo. No período, descobriu-se que a empresa também tinha vínculo com outras prefeituras, em contratos que somam cerca de R$ 220 milhões.

Segundo a PF, a entidade se denominava “sem fins lucrativos” para ser beneficiada em certames licitatórios, mas, na realidade, previa lucro em seus orçamentos e pagava comissões para intermediários. As fraudes eram executadas mediante concorrências simuladas e com o auxílio e orientação na estruturação de processos seletivos.

A investigação também recolheu indícios de pagamentos indevidos a agentes públicos. A suspeita é de que, no curso do processo, tenham sido cometidos os crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, fraude em prorrogação e aditivos de contratos, advocacia administrativa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A Operação Septicemia teve desdobramentos nos municípios de Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas, Rio Grande, Dois Irmãos, Nova Prata, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Caxias do Sul, Esteio, Piratini, Sapucaia do Sul e Brasília-DF. A PF bloqueou valores na conta corrente dos investigados, assim como bens da OSC.

Pin It on Pinterest