Menos da metade das propriedades em SLS lançaram a Declaração Anual de Rebanho; prazo encerra terça, 31

Menos da metade das propriedades em SLS lançaram a Declaração Anual de Rebanho; prazo encerra terça, 31
​“Sob pena de terem suas propriedades bloqueadas no sistema”, destacou a Inspetora de Defesa Agropecuária de São Lourenço do Sul, Debora Ponsati, em entrevista ao SLR

  A Inspetora de Defesa Agropecuária de São Lourenço do Sul, Debora Ponsati, concedeu entrevista ao SLR na manhã de hoje (26) e, falou sobre a Declaração Anual de Rebanho Obrigatório no Rio Grande do Sul, onde o prazo se encerra no dia 31 de outubro. “De um total de 4 mil propriedades ativas no nosso município, até ontem (25/10), pouco mais de 1900 declarações foram lançadas no sistema”, disse.

A prática é uma obrigação do produtor e, caso não seja realizada, poderá provocar o bloqueio da propriedade para a emissão e recebimento de Guias de Trânsito Animal (GTA). “Sob pena de terem suas propriedades bloqueadas no sistema”, por exemplo, não poderão, inclusive, movimentar (comercializar) animais.

Pra quem deixou pra última hora, este ano, o produtor tem a tarefa facilitada, pois pode realizar, pela primeira vez, a declaração através da internet incluindo até a atualização de saldo, pelo Site: https://www.agricultura.rs.gov.br/declaracao

Mais informações podem ser buscadas, ou realizadas na Av. Mal. Floriano Peixoto, 1476 – Centro, São Lourenço do Sul; telefone (53) 3251-1332.

Na oportunidade, Ponsati ainda abordou a identificação do primeiro foco de gripe aviária em leões-marinhos-do-sul na praia do Cassino, no Rio Grande do Sul, contatado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Apesar das infecções humanas com vírus da influenza aviária serem raras, o Ministério solicita à população que evite se aproximar do local onde os focos foram registrados e que não toque em animais doentes ou mortos para prevenir o contágio e a disseminação da doença – escute a entrevista:

Entrevista com a Inspetora de Defesa Agropecuária, Debora Ponsati,

por São Lourenço Repórter | 26/10/2023

Pin It on Pinterest