FURG faz estudos sobre a qualidade das águas da Laguna dos Patos e afluentes

FURG faz estudos sobre a qualidade das águas da Laguna dos Patos e afluentes
Na recorrência de algas escuras e cianobactérias (algas verdes) na Laguna dos Patos, conversamos com o professor da FURG Eduardo Dias, que aponta para a eutrofização das águas

O Professor da FURG Eduardo Dias esteve participando do São Lourenço Repórter na manhã desta sexta-feira (24), para abordar a Eutrofização da Laguna dos Patos. Problemas recorrentes com algas, estão no radar dos estudos da FURG: algas escuras, cianobactérias, mau cheiro. O que está acontecendo em nossas águas?

Algas escuras: “Não apresenta nenhum problema de saúde pública; uma questão estética e de cheiro”, explica o professor. Cianobactérias (algas verdes): “Essa pode produzir toxinas”.

Os estudos da FURG apontam para a eutrofização*** da Laguna. “É quando tem muita quantidade de Nitrogênio (N) e Fósforo (P). No Valão (Sony Soares Correa) deu índices mais altos de N e P, que vai desaguar no Carahá. E no Arroio São Lourenço, na ponte que vai pro Camping, ali provavelmente tem esgoto”, evidenciou.

***A eutrofização ou eutroficação ocorre quando um corpo de água recebe uma grande quantidade de efluentes com matéria orgânica enriquecida com minerais e nutrientes que induzem o crescimento excessivo de algas e plantas aquáticas.

Assunto pra lá de relevante, haja vista que somos um município que depende da agricultura e do turismo – literalmente interligados com a Laguna. Soma-se ao dia 22 de março, Dia Mundial da Água, data que tem como propósito debater questões fundamentais que envolvem os recursos hídricos.

Como cuidar melhor da nossa Laguna: “Tratamento de esgoto adequado e com a técnica adequada para tirar o N e P, levar para um tratamento de esgoto. O N, principalmente das lavouras. Tem que ter canais de drenagem que não levem diretamente para a Laguna” – escute a entrevista na íntegra:

Entrevista com o Professor da FURG, Eduardo Dias

por São Lourenço Repórter | 24/03/2023

Pin It on Pinterest